Em um primeiro momento, abrir uma empresa médica pode parecer um desafio bastante complexo. No entanto, com o planejamento correto e o suporte adequado, o processo pode ser descomplicado e altamente vantajoso.
Médico: É possível ser um PJ antes de se formar?
Aqui no Brasil, vários profissionais da saúde atuam em hospitais, postos de saúde, etc. Mas sabemos que o cenário vem mudando com a crescente conscientização sobre os benefícios de se formalizar como Pessoa Jurídica (PJ). No conteúdo de hoje, a Gerencial Med irá explorar os primeiros passos para abrir e formalizar sua empresa médica e ressaltar a importância de avaliar a transição de médico autônomo para empresário.
A mudança pode gerar vantagens tributárias, proporcionar mais segurança jurídica e melhorar a organização financeira do consultório ou clínica.
Como reduzir custos operacionais em Instituições de Saúde
Diversos médicos, no início da carreira, escolhem atuar como Pessoa Física (PF), mantendo uma rotina de trabalho sem a formalização de uma empresa. Contudo, isso pode acabar limitando as oportunidades de crescimento, sobretudo quando o profissional deseja ampliar sua atuação, contratar equipe, oferecer diferentes serviços ou firmar parcerias com hospitais e laboratórios.
Além disso, sabemos que atuar como PF implica em uma carga tributária maior, o que, no longo prazo, pode comprometer os lucros e o reinvestimento no próprio negócio. Por isso, abrir uma empresa médica pode ser um grande passo para otimizar os recursos financeiros e expandir os horizontes profissionais.
Confira as principais vantagens de ser um médico PJ
Escolha o tipo de empresa
O primeiro passo para abrir sua empresa médica é definir qual será o tipo de empresa. Existem alguns modelos societários que podem ser utilizados, e a escolha vai depender dos seus objetivos e do volume de negócios que você deseja operar. Os principais tipos de empresas médicas são:
- Empresário Individual (EI): É a pção onde o médico abre sua empresa em nome próprio, assumindo as responsabilidades como pessoa física.
- Sociedade Simples (SS): É a mais indicada para parcerias entre profissionais da saúde que querem abrir um consultório em conjunto. Nessa sociedade, não há a necessidade de capital social mínimo, e os sócios compartilham a responsabilidade.
- Sociedade Limitada (LTDA): Essa é uma das modalidades mais utilizadas, sobretudo quando se deseja separar os bens pessoais dos empresariais. É possível ter um ou mais sócios, e as responsabilidades são limitadas ao capital social da empresa.
Quais são as vantagens do plantão pós-formação
Formalização e registro
Depois da escolha do tipo de empresa, é preciso formalizar o negócio. Isso inclui:
- Registro na Junta Comercial do estado;
- Obtenção de um CNPJ junto à Receita Federal;
- Registro nos Conselhos de Classe: Como o Conselho Regional de Medicina (CRM), que é obrigatório para o exercício da profissão.
Além disso, é preciso buscar a Inscrição Estadual, alvará de funcionamento e autorizações da Vigilância Sanitária, de acordo com o tipo de atividade.
Planejamento financeiro e tributário
Um dos principais benefícios de atuar como Pessoa Jurídica (PJ) é a possibilidade de reduzir a carga tributária. Enquanto um médico que atua como Pessoa Física pode pagar até 27,5% de Imposto de Renda sobre seus rendimentos, na modalidade de PJ, essa alíquota pode ser consideravelmente reduzida, dependendo do regime tributário escolhido. Existem três regimes principais:
Como funciona a residência médica?
- Simples Nacional;
- Lucro Presumido;
- Lucro Real.
Simples Nacional: Saiba como esse regime tributário pode te ajudar!
Tipos de Tributação: Saiba qual é a melhor para a sua empresa
Contabilidade especializada
Outro ponto essencial para o sucesso de uma empresa médica é contar com uma contabilidade especializada no setor.
O contador especializado em contabilidade médica conhece as peculiaridades tributárias e legais que englobam esse setor de atuação e pode auxiliar na escolha do regime tributário mais vantajoso, além de cuidar da parte burocrática do negócio, como o envio de declarações fiscais e a gestão financeira da empresa.
Passo a passo para a abertura da sua empresa: Saiba tudo antes de começar
Importância de atuar como Pessoa Jurídica
Embora vários médicos ainda atuem como Pessoa Física, a formalização como PJ pode proporcionar diversos benefícios. Além da redução da carga tributária, ser um médico que atua como PJ disponibiliza maior segurança jurídica, sobretudo no momento de firmar contratos com hospitais, clínicas e convênios.
Além disso, a possibilidade de emitir notas fiscais de serviços médicos facilita a gestão de receitas e despesas, possibilitando um maior controle a respeito das finanças e a possibilidade de reinvestimento no crescimento da clínica ou consultório.
Empresas médicas também podem oferecer mais flexibilidade em termos de contratação de pessoal. Como PJ, o médico poderá contratar outros profissionais, como recepcionistas, enfermeiros e auxiliares, formalizando o vínculo empregatício e oferecendo benefícios legais.