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Plano de Negócios: O que é e como fazer?

Saiba da importância do plano de negócios e como ele pode ajudar no sucesso da sua empresa, seja ela uma clínica ou consultório!

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O que é um Plano de Negócios (PN)?

Segundo Chiavenato (2008) “o Plano de Negócio é um documento que reúne informações sobre as características, condições e necessidades do futuro empreendimento, com o objetivo de analisar sua potencialidade e viabilidade, facilitando sua implantação.”

Logo, ele é um documento pelo qual o empreendedor efetivar os estudos acerca de suas ideias, transformando-as em algo palpável. No Plano estarão presentes: O conceito do negócio, os riscos, as ameaças, perfil do cliente/público-alvo, estratégias de marketing, além de todo o funcionamento financeiro que provará a viabilidade do negócio.

Para o que serve o Plano de Negócio?

-Examinar a viabilidade do empreendimento nos aspectos financeiros, mercadológicos e operacionais;

-É uma ferramenta de negociação e ajuda a levantar recursos: O empreendedor não será levado a sério no caso do Plano de Negócios não existir, ou até mesmo se não estiver bem organizado e estruturado;

-Integra o Planejamento Estratégico: O Plano de Negócio é uma ferramenta através da qual o empresário pode avaliar o desempenho da empresa ao longo do tempo;

-Tomada de decisões;

-Melhor entendimento do mercado;

-Preparação para desafios;

-Credibilidade e Profissionalismo.

Seus objetivos são:

  1. Identificar a oportunidade de negócio e reunir informações relevantes;
  2. Desenvolver o conceito do negócio com base nas informações coletadas, analisar experiências similares, avaliar os riscos, estimar o potencial de lucro e crescimento, e definir a estratégia competitiva;
  3. Detalhar o empreendimento, definir as necessidades de recursos, calcular a viabilidade econômica e finalizar o plano de negócios.

Estrutura do Plano de Negócio

Sumário Executivo

É a primeira parte a ser lida. Assim, ele deve conter os principais pontos e os mais interessantes do seu Plano. Logo, o conteúdo dele vai depender da finalidade deste Plano, por exemplo, se ele for destinado aos seus futuros investidores, ele terá que conter informações de vendas, estratégias financeiras, mercadológicas e retornos esperados.

O importante é torna-lo convincente.

Descrição da Empresa

Logo após o sumário, você deve fazer a descrição da sua empresa, contendo um sumário dela, seu modelo de negócio, a natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias, sua visão, missão e valores.

Estrutura Organizacional

Em seguinte, neste tópico, você escreverá a estrutura de sua empresa, normalmente realizada através de um organograma, descrevendo os cargos, competências, salários e benefícios dos funcionários.

Analise Mercadológica

Após tudo isso, a Análise Mercadológica fornece ao empreendedor uma visão sobre a viabilidade do negócio a ser estabelecido. Essa análise é realizada a partir de dados coletados por meio de pesquisas de mercado e da análise do setor relacionado ao negócio em questão.

Ela é essencial para a abertura de um novo empreendimento ou a expansão de um negócio já existente.

Uma das melhores ferramentas de análise, tanto do ambiente interno, quanto do ambiente externo, é a Análise SWOT:

Logo, com ela você identifica as fraquezas e força internas e as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Você pode fazer uma lista de itens simplificada ou cruzando informações de maneira mais complexa, assim como observado aqui (site do app Asana).

Produtos e Serviços

Descreva quais produtos ou serviços sua empresa oferecerá ao mercado, assim como os benefícios de tal atividade ou produto em relação à concorrência.

Clientes

“É importante para o empreendedor conhecer e compreender as necessidades e os desejos dos clientes-alvo, entendendo como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos.” (KOTLER, 2004, p.182).

Você deve observar os comportamentos dos seus clientes/consumidores:

  • Qual é o seu perfil em termos de faixa etária, sexo, nível de escolaridade, nível de renda, região de moradia, estilo de vida, entre outros?
  • Quais produtos ou serviços atendem às suas necessidades?
  • Onde ele costuma fazer suas compras?
  • O que ele considera mais importante ao adquirir produtos ou serviços? (garantia, assistência técnica, pós-venda, higiene, prazo de entrega, embalagem, segurança, atendimento, etc.)
  • Com que frequência o cliente compra esses produtos ou serviços?
  • Quanto ele está disposto a pagar pelo produto ou serviço, e em que prazo?
  • Quais as principais características que ele atribui ao produto ou serviço? (modelo, qualidade, tecnologia, funcionalidades, valor agregado, etc.)
  • Qual é o potencial do mercado atual?

Estratégias de Marketing e Vendas

Aplique os 4P’s do Marketing (Produto [ou serviço], Preço, Praça [ou distribuição] e Promoção), descreva os itens e como eles funcionarão, tanto sozinhos quanto em conjunto (que é, de maneira objetiva, como sua empresa funcionará)

Plano Operacional

Defina, detalhadamente, como sua empresa funcionará no dia-a-dia, suas operações e métodos utilizados, fale sobre seus fornecedores, parceiros, recursos necessários para o funcionamento e as instalações da empresa (caso tenha).

Plano de Implementação e Estratégia de Crescimento

Nesta etapa, você descreverá os processos para a implementação do seu Plano de Negócio em um cronograma que seja realista, respeitando o tamanho da sua empresa, para assim apresentar uma estratégia de crescimento condizente a longo prazo.

Apêndices e Suportes

Finalizando, inclua quaisquer informações que você ache relevante para agregar ao Plano, como as pesquisas nas quais você se baseou para monta-lo, contratos firmados com outras empresas, currículos que comprovem a qualidade da equipe, dentre outros.

RECOMENDAÇÃO

Não tenha pressa ao elaborar o seu Plano de Negócio. Para garantir a qualidade, um bom plano deve cobrir informações abrangentes, bem resumidas e pertinentes

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Referências Bibliográficas

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2008.

KOTLER, P. Administração de Marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

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