Médico PJ: Nos últimos anos, vários médicos estão optando por se tornarem Pessoas Jurídicas (PJ), e não permanecerem como Pessoas Físicas (PF). Essa mudança vem se mostrando uma escolha estratégica, sobretudo quando consideramos os benefícios fiscais, maior flexibilidade, além do melhor planejamento financeiro que o formato de PJ oferece.
ISS para serviços médicos: Saiba tudo sobre o tema
Ao escolher atuar como PJ, os profissionais da saúde podem contar com uma estrutura mais favorável para lidar com os desafios do mercado, bem como expandir sua carreira com mais autonomia. No conteúdo de hoje, a GerencialMed irá explorar de uma forma detalhada as principais vantagens de se tornar um médico PJ e como essa modalidade pode proporcionar uma série de benefícios no cotidiano de um profissional da área médica.
Para diversos médicos, o cenário de trabalho já mudou drasticamente. Seja atuando nos consultórios, em clínicas, hospitais, ou até mesmo no formato de telemedicina, a procura por uma estrutura de trabalho mais eficiente e vantajosa em termos de tributação e gestão financeira está crescendo.
Nesse cenário, a transição para o modelo PJ tem se tornado uma alternativa atraente. Além disso, a burocracia e os altos custos atrelados à pessoa física, como por exemplo, impostos e contribuições previdenciárias, fazem com que ser um médico PJ seja uma decisão que vai além de meras questões financeiras, mas também abarcando o crescimento profissional e a otimização do dia a dia.
Passo a passo para a abertura da sua empresa: Saiba tudo antes de começar
A seguir, confira algumas das principais vantagens de ser um médico PJ!
Autonomia e Flexibilidade
Sendo um médico PJ, o profissional terá mais autonomia em relação à gestão de sua carreira. Ao contrário de um médico contratado no regime CLT, que possui um monte de limitações quanto à jornada de trabalho e remuneração, o médico PJ é capaz de gerenciar sua própria agenda, estabelecendo:
- Horários de atendimento;
- Valores das consultas;
- Procedimentos;
- Locais onde vai prestar serviços.
Essa flexibilidade é muito vantajosa para os médicos que atuam em diferentes frentes, como atendimentos em clínicas particulares, plantões, consultórios próprios e hospitais. Essa liberdade de poder atuar em vários estabelecimentos, sem uma amarra contratual rígida, possibilita que o profissional maximize seus ganhos e tenha um controle bem maior sobre sua rotina.
Você sabia que 89,7% dos médicos pagam mais impostos do que deveriam
Redução da carga tributária
Dando sequência ao nosso conteúdo, ressaltamos que uma das principais vantagens para os médicos que atuam como PJ é a redução da carga tributária. Afinal, trabalhando como uma pessoa física, a tributação segue as alíquotas do Imposto de Renda, que podem chegar na casa dos 27,5%.
Ao se tornar um PJ, o médico pode optar pelo regime do Simples Nacional, no qual as alíquotas podem variar de 6% a 33%, dependendo do faturamento. Isso representa uma economia considerável no pagamento dos impostos, além de uma melhor organização financeira, uma vez que os tributos são geridos de maneira simplificada.
Além disso, ser PJ possibilita que o médico deduza despesas diretamente ligadas ao exercício da profissão, como por exemplo:
- Aluguel de consultório;
- Compra de equipamentos;
- Contratação de serviços auxiliares, como secretária ou equipe de atendimento.
Essas deduções são difíceis quando aplicadas no regime de pessoa física, resultando em uma maior carga tributária para o médico que opta por esse formato.
4 erros financeiros comuns feitos por médicos
Melhor planejamento financeiro
Atuando como PJ, o médico terá mais controle sobre seus ganhos e despesas, possibilitando um planejamento financeiro ainda mais eficaz. Isso significa que o profissional poderá separar os recursos pessoais dos profissionais, evitando assim, a mistura de despesas do dia a dia com os custos operacionais do consultório ou clínica. Contar com essa clareza financeira facilita o controle de caixa, bem como proporciona uma visão mais detalhada a respeito dos ganhos reais.
Além disso, ao atuar como PJ, o profissional terá acesso a linhas de crédito e financiamentos mais vantajosos, tendo em vista que muitas instituições financeiras consideram a PJ como uma entidade com mais capacidade de gestão financeira, por causa do controle mais rígido dos ganhos e despesas.
Isso é considerado um enorme diferencial no momento de expandir o negócio ou fazer investimentos em novas tecnologias e equipamentos médicos.
Você sabia que 75% dos médicos residentes tem que complementar a renda com plantões