A fase pós-formação é um momento de extrema importância na carreira de todos os médicos. Afinal, depois de anos de estudos intensivos e dedicação e estágios, o médico recém-formado acaba se deparando com várias oportunidades profissionais, sendo o plantão médico uma das mais comuns e atrativas entre elas.
Confira as principais vantagens de ser um médico PJ
O plantão pós-formação disponibiliza a oportunidade de desenvolver habilidades clínicas, adquirir experiência prática e garantir uma fonte de renda estável, sobretudo no começo da carreira. Diversos profissionais acabam optando por essa modalidade de trabalho devido à flexibilidade que ela disponibiliza, além da possibilidade de atuar em diferentes setores e ambientes de saúde.
Contudo, o plantão médico não é somente uma oportunidade financeira. Isso porque ele também representa um papel crucial no desenvolvimento profissional do médico recém-formado. Além disso, também fornece uma base sólida para enfrentar desafios na prática clínica.
Tenha em mente que os plantões podem ser uma porta de entrada para futuras oportunidades, como por exemplo:
- A especialização;
- Consolidação de rede de contatos;
- Entre outros aspectos importantes para o crescimento na área da saúde.
No conteúdo de hoje, a GerencialMed irá explorar as principais vantagens do plantão pós-formação, ressaltando por que essa escolha pode ser um passo estratégico para os médicos que estão em início de carreira.
ISS para serviços médicos: Saiba tudo sobre o tema
Geração de renda estável
Para vários médicos recém-formados, o plantão é uma das maneiras mais seguras e imediatas de gerar uma renda estável. Enquanto alguns profissionais ainda estão em fase de preparação para provas de residência ou procurando por especializações, o plantão oferece uma fonte de sustento financeiro regular para o profissional.
89,7% dos médicos pagam mais impostos do que deveriam
Isso é especialmente importante para aqueles que estão no início de suas carreiras e podem ter as despesas, tanto pessoais, quanto profissionais a serem administradas, como por exemplo: compra de equipamentos médicos, aluguel de consultório ou pagamento de cursos de especialização.
Além disso, também existe um detalhe crucial… A remuneração por plantão costuma ser vantajosa e, na maioria dos casos, o médico pode aumentar seus ganhos atuando em diferentes instituições, como clínicas, hospitais e unidades de pronto atendimento.
Essa flexibilidade possibilita ao médico escolher o número de horas que ele deseja trabalhar e, consequentemente, ajustar sua renda conforme as suas necessidades e objetivos profissionais e pessoais.
4 erros financeiros comuns feitos por médicos
Aprimoramento das habilidades clínicas
Podemos considerar que uma das principais vantagens do plantão médico logo após a formação é o aprimoramento das habilidades clínicas.
Isso porque durante a faculdade de medicina, os alunos passam a ter conhecimentos teóricos e realizam estágios supervisionados, no entanto, é o plantão que oferece uma experiência prática intensa. Afinal, em um ambiente de plantão, o médico passa a lidar com situações de urgência, precisa tomar decisões rápidas e assertivas, além de ter a oportunidade de aplicar todo o conhecimento adquirido na faculdade em situações cotidianas.
A vivência prática constante possibilita que o médico desenvolva uma confiança em seu julgamento clínico, possa melhorar suas habilidades de diagnóstico, além de fortalecer sua capacidade de trabalhar sob pressão. Sendo assim, considere que o plantão pós-formação é uma oportunidade valiosa para o médico recém-formado solidificar seu aprendizado, ganhar cada vez mais experiência e se preparar para os desafios mais complexos em sua trajetória profissional.
Passo a passo para a abertura da sua empresa: Saiba tudo antes de começar
Flexibilidade de horários
Uma outra vantagem atraente dos plantões médicos está na flexibilidade de horários. Ao contrário de um contrato tradicional de trabalho, no qual o médico deve seguir uma jornada fixa, os plantões oferecem a possibilidade de organizar a agenda de uma maneira mais livre. Com isso, o profissional pode escolher quais dias e turnos quer trabalhar, possibilitando um maior controle a respeito de sua vida pessoal e profissional.
Podemos dizer que essa flexibilidade é bastante útil para os médicos que estão em fase de transição ou se preparando para ingressar em uma residência médica. Isso porque durante esse período, a capacidade de equilibrar os estudos com o trabalho se torna crucial, e os plantões disponibilizam a possibilidade de conciliar ambas as atividades.
Além disso, para aqueles que querem se dedicar a outras atividades, como por exemplo: consultorias, pesquisas ou mesmo empreendimentos paralelos, os plantões proporcionam uma forma de manter a prática médica e a remuneração sem comprometer os demais projetos.